top of page
Gradiente Azul Roxo

Aprendendo as Diferenças – OVA, OAD e ONA


Mais um Aprendendo as Diferenças, desta vez com um assunto que pode ser chamado no máximo de curiosidade: diferenças entre OVA, OAD e ONA. Você sabe o que significam as siglas? Sabe para que fazem isso? Não se preocupe, o Kotatsu Redondo ensina:


Ah, como é legal assistir animes, não é mesmo? Uma coisa interessante, porém, é se deparar com comentários do tipo “o anime é legal, mas os OVAs são melhores“ ou até mesmo um “eu adoro a série, fiquei sabendo que vai ter um OAD… agora é esperar” – aí você vai pesquisar e descobre que viu eles sem nem ter notado. Hoje eu falarei, em nome do Kotatsu Redondo, sobre essas siglas que são usadas para identificar onde estão certos tipo de anime, sendo elas OVA, OAD e ONA.

Não tem muito segredo sobre a ordem que usarei, que é a ordem que estou escrevendo os três sempre, já que é a ordem cronológica deles – mas vamos lá, sim?

OVA: sua sigla representa Original Video Animation, e são as animações feitas originalmente para DVD/Blu-ray (antigamente eram as fitas VHS), sem passar na televisão ou cinema primeiro (ou só uma parte era passada, para chamar o interesse); o termo é usado para séries completas feitas assim, ou quando se trata de uma história paralela, uma continuação, uma prequel e assim vai de histórias de maior sucesso. Um bom exemplo é Bokusatsu Tenshi Dokuro-chan.


OAD: sua sigla representa Original Animation DVD, e é um tipo de OVA específico feito, como o nome diz, em DVDs; a diferença é que estas animações vem em DVDs acompanhando um volume de mangá como um extra; essas animações costumam vir como comemoração de alguma coisa para a série. Um exemplo para isto seria o volume 12 do mangá To Love-Ru: Darkness, que veio com um DVD.




ONA: sua sigla representa Original Net Animation, que também são chamados de Web Anime, e como seu nome diz, é a animação feita para ser exibida pela internet, sendo algo cada vez mais popular nos últimos anos; ONAs podem passar na televisão depois de conseguirem uma certa fama, mas o que determina esse tipo é terem começado na internet; também vale dizer que a duração dos ONAs tende a ser curta, coisa de alguns minutos. Um exemplo famoso é Hetalia: Axis Powers.


Basicamente, é isso que temos para hoje – não é um tema muito aberto. Semana que vem, eu ainda não tenho exatamente uma ideia do que fazer, então caso você tenha alguma sugestão/dúvida que eu possa esclarecer, basta comentar! o/

3 visualizações0 comentário

© 2013 - 2024. Fansub Animes Forever | Feito de fãs para fãs.

Não compre animes pirateados, sua venda é proíbida.

bottom of page